sábado, 28 de março de 2009

Beatlemania!


A época era inicio da década de 60, pré adolescente, eu começava a trilhar os caminhos da musica, tentando entender e descobrir o que eu poderia gostar.

Os primeiros acordes desafinados num violão emprestado, me davam a impressão que mesmo assim poderia um dia, quem sabe, tocar algo que valesse a pena ouvir.

Era época dos compactos simples, duas musicas, uma de cada lado, lado A e lado B, Jovem Guarda aparecendo na TV em preto & branco.

Nos Estados Unidos os Beatles cantavam "I Want to Hold Your Hand", “A Hard day's night”, "Yesterday" e "She loves you". Enquanto aqui, eu quero consertar o meu "Calhambeque", pois nas tardes de domingo não posso perder a "Festa de Arromba" e, logo agora, que "É proibido fumar", mas eu "Quero que vá tudo por inferno" e "Por isso eu corro demais".

E pra mim já se alinhavava um gosto musical desde “Gatinha Manhosa”, a 1ª musica que consegui tocar inteira e que fez algum sentido aos meus ouvidos, até "Yesterday", já com um arranjo um pouco mais “elaborado”, diferente das primeiras tentativas.

Nos cinemas estreava o filme “Help”, o ano, 1965, assistido 5, 10, 15 vezes a ponto de decorar todas as falas dos 4 garotos de Liverpool e este filme me fez descobrir essa banda, até então, pouco conhecida por mim

Aos poucos fui conhecendo a trajetória dos Beatles, que começou no The Cavern Club, em Liverpool, e depois tomou o rumo do sucesso mundial. Ao longo de apenas 8 anos, de 1962 a 1970, os Beatles mudaram para sempre a face da musica e das bandas, criando uma linguagem musical única e influenciando o comportamento da juventude de sua época, como ninguém havia feito antes, inclusive a mim. Esse fenômeno comportamental da década de 60 foi chamado de “Beatlemania”. Até hoje, nenhum outro grupo musical conseguiu reproduzir tal façanha. Depois de mais de 30 anos da divisão do grupo, as vendagens dos discos dos Beatles continuam incríveis . Últimos lançamentos, como o álbum The Beatles 1 ou Let It Be...Naked foram sucessos de venda, comprovando que a Beatlemania permanece viva, portanto... viva a Beatlemania!

Claro que outras influencias musicais e comportamentais estiveram presentes em minha vida, mas nada se compara aos Beatles. Modo de se vestir, de falar, corte de cabelo, etc...

Em 5 de janeiro de 1962 houve o primeiro lançamento comercial de um disco com o crédito "The Beatles", foi o compacto simples "My Bonnie/The Saints". A versão alemã, lançada em outubro de 1961, durante a turnê em Hamburgo, aparecia com o crédito "Beat Brothers", ao lado de Tony Sheridan.

Nessa época, a formação ainda contava com Pete Best na bateria, pois Ringo só se juntaria ao grupo em agosto de 1962. Stuart Sutcliffe não participou das gravações, pois havia deixado o grupo em maio de 1961, e as gravações foram feitas em junho.

E a partir daí, eles não pararam mais e foi um tsunami que durou quase 8 anos e até hoje influenciam a minha vida e a de muitos outros cinquentões.